domingo, 1 de março de 2009

Water - um filme sobre liberdade e revolução



Water é uma produção conjunta Índia/Canada. Ambientado na década de 30 na Índia, década turbulenta e de grandes transformações devido a defesa da Satyagraha feito por Mahatma Gandhi. Durante mais de uma dezena de anos, Gandhi irá disseminar a desobediência civil através da “resistência passiva” por toda a Índia, tendo a “Marcha do Sol” como um dos momentos cruciais.

O filme conta a história da menina Chuyia de 8 anos. “Chuyia já é viúva, e nunca conheceu o marido. De acordo com a tradição, Chuyia é enviada para uma casa que acolhe viúvas - uma casa onde estas são obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até ao final das suas vidas, sem que possam alguma vez voltar a casar”. Na concepção religiosa dos Hindu da época, com a morte do marido, a mulher assumirá uma condição de meia-morta, como se a mesma tivesse de certa forma falecido igualmente. Chuyia não adpta-se a essa condição, apesar de ainda muito jovem, irá ser a indutora de uma reflexão acercada da condição de vida daquelas mulheres.

Um filme lindo, que mescla a reflexão e meditação daquelas mulheres acerca da opressão que vivem - uma revolução pessoal, junto ao avanço das idéias libertadoras de Ghandi, que no período encontra-se em liberdade e em perigrinação pela Índia – uma revolução social. A mescla de duas revoluções necessárias de caminharem juntas, não mudaremos o mundo sem mudarmos internamente, não ficaremos satisfeitos com nossa mudança interna sem lutarmos para mudarmos o mundo. Uma apenas, será fracassada, esse é de certa forma um dos ensinamentos de Sidarta Gautama.

http://www.youtube.com/watch?v=tvrV61XyebU&feature=related

2 comentários: